Tomou uma multa e achou injusta? É possível remover multa de trânsito sem ter muita dor de cabeça, qualquer pessoa pode recorrer da multa que recebeu. Nós vamos dar algumas dicas para você que quer recorrer da multa de trânsito, mas já vamos logo avisando, se você recebeu a multa e realmente estava errado o melhor a fazer é pagar, muitas vezes remover uma multa dá muita dor de cabeça.
Quando você fez realmente algo de errado e infligiu uma lei de trânsito é mais complicado provar que não estava errada, mas quando a multa veio sem você ter comedido nenhuma infração de trânsito é bem mais simples. Outra coisa que precisa levar em consideração é o valor da multa, já falamos sobre isso aqui, se a multo cara, vale a pena recorrer, mas se é um valor mais baixo você precisa pensar duas vezes.
É necessário seguir alguns passos para conseguir recorrer da multa que recebeu, se você foi autuado, seja por um radar ou guarda de trânsito tem um prazo para recorrer, esse prazo é de 60 dias. Dessa forma você vai evitar que a autuação se converta em multa. Para remover a autuação você precisa acessar o site do DETRAN do seu estado e procurar o formulário de recurso de multa.
Nesse formulário você precisa preencher seus dados e fazer a defesa, para preencher todos os dados tenha em mãos:
- Carteira de motorista;
- RG;
- Documento do veículo;
- notificação da infração.
Faça sua defesa obedecendo os padrões técnicos, use embasamento jurídico e tenha argumentos fundamentados no código de trânsito. Se você apresentar justificativas ruins provavelmente terá o requerimento negado. Você pode pedir ajuda de um advogado ou despachante para elaborar o recurso de multa, por isso falamos acima que em multas menores, não vale a pena recorrer.
Assim que preencher o requerimento o recurso será enviado para o JARI (Junta de Recursos de Infrações) e você terá a resposta em até 30 dias. Se aprovada, sua multa será retirada.